Carlos Brando

Nome do Jogo

Antes do pôr do sol

Já teve a sensação de que o grande amor da sua vida veio e passou e que você não o agarrou com todas as forças? Será que podemos amar verdadeiramente apenas uma vez na vida? Se assim for, não parece cruel o que a vida faz ou que deixamos que aconteça? Será que estamos realmente fadados a conviver com a amargura depois de ter deixado passar o amor? Este filme não responde a essas perguntas. Longe disso ele levanta mais ponderações. Talvez eu não encontre essas respostas e talvez quem passe por isso nem saiba o que dizer. No entanto a beleza desse filme está no que não aconteceu…

Antes do pôr do sol, filmado em 2004 é a continuação do excelente antes do amanhecer de 1995. Num breve vislumbre do primeiro filme conhecemos Jesse e Celine. Um encontro improvável em Viena os une. Eles passam 14 horas juntos num dia que jamais esquecerão. A descoberta de um grande amor incendeia aquela breve tarde e o anoitecer dos dois. Porém antes do amanhecer eles precisam se despedir… Ela vai para os Estados Unidos e ela para França.

Inesperadamente eles decidem não trocarem telefones, aproveitando aquele momento talvez único de suas vidas e marcam o reencontro seis meses depois, ali mesmo naquela estação.

Bom, um silêncio de dez anos se passaram sem termos a resposta. Eles se encontraram? Até então a resposta era de cada um de nós. Se você for uma pessoa romântica vai imaginar que sim e que foram felizes para sempre. Se você for uma pessoa céptica vai dizer que não e que se esqueceram.

A surpreendente resposta é que eles não se encontraram, mas que também não se esqueceram… Não se preocupe isso não é uma revelação, isso é descoberto no primeiro minuto do filme.

O que dizer dez anos depois? Por que não se encontraram? O que fazem da vida? O que se tornaram? As respostas são recebidas de uma maneira única. O filme se passa em tempo real. É uma conversa de aproximadamente uma hora e meia entre os dois. Como em todas as conversas mais importantes, todas as banalidades são mencionadas para que nos últimos cinco minutos tudo que faltou dizer surja de forma desordenada e desesperada.

O que foi aquela noite em Viena? Apenas uma noite ou o momento em que o grande amor de suas vidas passou e eles deixaram ir?

Pode ser que você não goste do filme. Ele não é convencional. Porém se você é uma pessoa que acredita em um grande amor se comoverá com os diálogos e com as belíssimas atuações dos atores em “Antes do pôr do Sol”.

Comments