Carlos Brando

Nome do Jogo

Educação financeira: O que precisamos saber

DinheiroPara que possamos administrar de forma adequada nosso dinheiro, precisamos conhecer o básico sobre economia. De acordo com o Wikipedia:

Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

Em outras palavras, moeda é qualquer mercadoria ou produto que funcione como meio de troca, um padrão de valor ou reserva de valor e que é aceito por todos para pagamento de dívidas ou de transações.

Diversas mercadorias já foram usadas como "moeda" no passado. O trigo, a aveia, o centeio, tecidos, gado, mel e até peixe seco. Mas o problema é que estas moedas não funcionaram, pois algumas delas se deterioravam com o tempo, e outras tinham um manuseio complicado (sem contar o cheiro) ou eram pesadas demais.

Precisávamos de algo que fosse de simples manuseio e não se deteriorasse para usarmos como moeda. É por isto que se decidiu usar o metal.

Hoje, porém, a moeda já evoluiu muito. Agora você tem em sua carteira cédulas de papel, cartões de crédito e débito, e já estamos falando de moeda virtual e eletrônica. E para armazenar a sua fortuna, temos os bancos.

Mais uma vez recorremos ao Wikipedia:

Banco é uma instituição financeira que aceita depósitos e concede empréstimos. Dentre as principais funções dos bancos atualmente podemos destacar: * Depósitos: são as contas correntes ou poupança realizadas pelos correntistas; * Transações: aceite de cheques, transferências entre contas correntes e pagamentos; * Empréstimos; * Cofres: guarda de valores para seus clientes; * Câmbio: troca de moedas estrangeiras.

A palavra "banco" vem do alemão bank, que era um banco de madeira usado pelas pessoas que trocavam ou emprestavam dinheiro. A partir da Idade Média, as casas que realizavam atividades similares herdaram o nome.

Agora que já sabemos o que é moeda e banco, a pergunta é: Como a moeda é usada na economia?

Comments