Carlos Brando

Nome do Jogo

Educação Financeira: As funções da moeda

MoedaBasicamente a moeda tem três funções: intermediar trocas, servir de unidade de valor e de reserva de valor.

Intermediária de trocas No mundo moderno onde cada pessoa é interdependente e tem o seu trabalho, a circulação das mercadorias produzidas é promovida pela moeda. Imagine se ainda estivéssemos usando o sistema de troca de mercadorias… Sempre que precisássemos de algo, seria necessário negociar com a outra pessoa para se fazer uma troca justa, o que consome muito tempo, além do problema com o transporte das mercadorias.

Neste caso a moeda, facilita a troca de produtos, diminuindo o tempo para a realização de transações e facilitando o transporte.

Unidade de valor Como cada produto ou serviço tem o seu valor, a moeda torna possível um sistema de preços. Novamente entramos no ponto de que se não existisse a moeda, seria necessário sempre negociar para chegar a uma concessão quanto ao valor de cada mercadoria.

Isto torna possível a existência de uma economia. Onde todos os produtos e serviços são reduzidos a um denominador comum, no caso a moeda.

Reserva de valor Imagine viver sem a moeda… Você é um pescador e pescou mais do que precisava. Você não pode simplesmente armazenar os peixes como uma reserva para futuras trocas. Além do mau cheiro, eles também podem estragar com o tempo.

Com a moeda é diferente, você pode gastar comprando alguma coisa, ou guardar para um uso futuro (poupar).

Estas são as três funções básicas da moeda. Mas não acabou por aqui, ainda precisamos entender o sistema econômico.

Comments