Carlos Brando

Nome do Jogo

Construindo Software: Faça somente o necessário

Antes de iniciar o desenvolvimento do carreiraTI, em minha mente eu tinha um milhão de idéias sobre o que exatamente deveria ser construído. Mas, quando comecei a desenvolver, percebi que tinha de tomar uma decisão muito importante.

O que é essencial para meu produto, e o que deve ficar de fora?

Como muita gente já sabe, sou entusiasta do Getting Real, e resolvi seguir as dicas do livro para tomar esta decisão.

Durante o desenvolvimento, em alguns momentos você diz: “Poxa, seria legal se o site tivesse isto…” ou “Caramba, se eu colocasse isto no site ia ficar legal…”. Acontece que “legal” não é necessariamente “essencial”.

Comece a construção do seu software criando o que é essencial, aquilo que se não existir não tem software. E deixe o “legal” para a versão 2.0.

No carreiraTI, eu tinha a idéia de construir um cadastro de currículos, que permitisse o envio automático para vagas dentro do meu perfil, se configurado para isto. Ia ser legal pra caramba ter esta funcionalidade, mas já conseguem imaginar o trabalho que isto daria? Quanto tempo eu atrasaria a publicação do site?

Ainda tenho muitas idéias para o carreiraTI, mas estou criando o essencial. O legal vai ficar mesmo para a versão 2.0.

Afinal, o carreiraTI foi criado para ajudar as pessoas a conseguir um emprego melhor, e isto por si só já é algo muito legal!

Aguardem que ainda tem muitas novidades por vir.

Comments