Carlos Brando

Nome do Jogo

Ruby, JRuby ou Ruby.NET?


O compilador Gardens Point Ruby.NET já tem uma versão beta (0.8.1) que você pode brincar. Nesta versão já é possível interagir com outras linguagens .NET, como C# ou VB.NET.

Você pode fazer seus programas existentes chamar métodos em Ruby.NET e vice-versa.


Como é uma versão beta, ainda temos algumas limitações, por exemplo, só é possível chamar métodos de outras linguagens se os parâmetros forem passados por valor (by value). O Ruby.NET não suporta a interação quando o métodos exige parâmetros como ref ou out.

Outra limitação é que outras linguagens como C#, somente podem instanciar classes Ruby.NET se essas herdarem de Object. Se sua classe herdar de qualquer outra, isto não vai funcionar.

Claro que tudo isto será arrumado nas próximas versões. Afinal este desenvolvimento ainda bem no começo.

Os desenvolvedores também estão trabalhando em uma versão do Rails para esta plataforma, mas ainda não tem uma versão para o público.

Diferente da maioria dos desenvolvedores Ruby que vem do Java, eu venho do C# e posso dizer que estou feliz com todo este desenvolvimento em cima do Ruby. Significa que as pessoas estão gostando do que estão vendo. E isto é muito bom para popularizar a linguagem.

Comments