Carlos Brando

Nome do Jogo

Quem disse que você podia usar o logotipo do Rails?

rails logo

Estava lendo um post de Pete Forde no blog Rethink quando li algo que me chamou a atenção. O post falava do novo livro "Beginning Rails" de Jeffrey Allan Hardy, Cloves Carneiro Jr. e outros, e continha o seguinte comentário de Pete:

There is one strange detail to report, however. Jeff wanted the Rails logo on the cover of the book but was informed by Apress that David Heinemeier Hansson has been "politely resisting" permission to use the logo, and has said in the future, it will only appear on his books.

Basicamente acima afirma que os autores não puderam colocar o logotipo do Rails na capa do livro, pois não tiveram a permissão de DHH.

Na mesma página, DHH deixou um comentário explicando o que aconteceu. Ele diz que da mesma forma como os logos do MySQL e JBoss, o logo do Rails é uma marca registrada e não pode ser usado sem a aprovação de David. E que o uso pode ser vetado para garantir a qualidade do material fornecido sob esta marca.

Não sei dizer se concordo com DHH ou não. Por um lado é importante manter a qualidade do que envolve a marca, mas isto também pode barrar o desenvolvimento de conteúdo sobre o assunto, principalmente livros, visto que toda vez que for usar o logo se deve pedir autorização para apenas uma pessoa.

Falando sobre o mesmo assunto o blog Ruby Inside ainda comenta que não só o logo mas até mesmos os termos "Rails" e "Ruby on Rails" são marcas registradas e devem possuir as mesmas autorizações.

Conforme está no site oficial:

“Rails”, “Ruby on Rails”, and the Rails logo are trademarks of David Heinemeier Hansson.

Comments