Carlos Brando

Nome do Jogo

Sua empresa ainda não aceitou Ruby on Rails? Que tipo de evangelista é você?

Você pode desenvolver qualquer tipo de sistema com Ruby? Sim, pode. Vale a pena? Não, não vale.

Tenho um sistema web para ser desenvolvido na minha empresa a partir do zero, devo usar Ruby on Rails? Você só não fará isto se for burro.

Se você já viu todo o potencial do Rails e é dono da sua empresa, realmente você é um idiota se ainda não está criando nada com este framework. É simplesmente indiscutível os ganhos em se usar Ruby em projetos de pequeno/médio porte para web.

Mas se você é um simples empregado de uma grande corporação, precisa primeiro de tudo, convencer a sua empresa de que apostar no Rails será bom para os negócios. A regra é: Morda um pedaço de cada vez. Não tente ir com toda a sede ao pote, isto vai assustá-los.

Quando me deparei com Ruby on Rails pela primeira vez, confesso que ria muito à medida que estudava. Tudo era muito simples e rápido, de um jeito que parecia brincadeira. Hoje, já com alguns produtos criados e um conhecimento um pouco maior da linguagem e do ambiente, não dou mais risada. Dou gargalhada. Por este motivo, quando vou falar com alguém que não conhece Rails, me empolgo muito, quero mostrar tudo que é possível ser feito, e isto realmente assusta as pessoas.

Comece montando algo pequeno para mostrar como é rápido o desenvolvimento. Não peça permissão. Simplesmente faça. Mostre resultados reais.

Deixe claro para seus superiores que Ruby on Rails é uma alternativa de baixo risco e de baixo investimento para testar novos conceitos.

Teve uma idéia interessante? Crie algo na suas horas de folga, depois mostre para seu chefe. Qualquer pessoa de bom senso vai perceber que deve pelo menos olhar com mais calma para o Rails.

Ainda não consegui a mudança que queria aqui no trabalho, mas mostrando os produtos que criei para mim mesmo, e revelando o tempo gasto com o desenvolvimento, já consegui alguns resultados.

Comments