Carlos Brando

Nome do Jogo

Subversion no Mac OS X

 896909842_5709747bea.jpg

Não é minha intenção usar este blog para ensinar a usar um Mac. Mas gosto de compartilhar com vocês minhas experiências ao desenvolver em Rails. Então…

Quando se fala Rails e Mac a primeira coisa que vêm a nossa cabeça é TextMate. Mas com certeza você precisa de muito mais do que isto para começar a criar algo em RoR em um Mac. Passei todo meu fim de semana preparando o ambiente para poder trabalhar em meus projetos Rails, e encontrei um pouco de dificuldade ao instalar o SubVersion.

Como para mim tudo ainda é muito novo no mundo do Mac, talvez exista uma forma melhor de se fazer isto, mas…

Bom, para começar instalei o MacPorts, que é uma espécie de apt-get para o Mac. Logo em seguida executei no terminal:

sudo port subversion +tools

Depois de algumas horas (isto mesmo, demorou horas) estava com o subversion instalado em minha máquina. Para facilitar o uso optei por usar o SvnX como ferramenta gráfica.

Até aí tudo bem. Mas o primeiro problema que enfrentei foi ao tentar acessar um repositório https que estava com o certificado digital vencido pelo SvnX. A ferramenta me avisava do problema mas não tinha nenhuma opção para me permitir usar o certificado desta maneira. Depois de uma pesquisa no google, descobri como resolver.

No terminal basta digitar o seguinte:

tcsh

/opt/local/bin/svn list https://svn.nomedojogo.com/svn/meu_repositorio

E quanto for questionado sobre o certificado digital, aceite permanentemente. Logo em seguida ao tentar pelo SvnX tudo funcionou.

Se você também estiver indo para o Mac, tenho certeza que este post será útil.

Comments