Carlos Brando

Nome do Jogo

Como era mesmo?

1858060065_1ec99b56ca.jpg

Não tem jeito, ou você programa com um livro do seu lado ou com algum site como o Rails Framework Documentation aberto o tempo todo.

Já existe algumas ferramentas como o NetBeans que fornecem uma espécie de code completion para Ruby e Rails. Mas para quem usa o TextMate como eu, é normal vez por outra se esquecer da sintaxe de algo ou quais parametros podem ser usados em um determinado método e em que ordem.

Programadores Web sofrem muito mais com esse problema do que os outros. Além do Ruby e do Rails, você ainda usa JavaScript, HTML, CSS e mais algumas coisinhas…

Conversando com alguns amigos, fui descobrindo que cada um tem o seu jeitinho para remediar este problema. Eu mesmo tenho comigo uma pasta cheia de cheat sheets que fui montando com o tempo. E quando eu falo pasta não estou me referindo a uma pasta no computador (diretório), e sim a uma pasta preta com plásticos cheia de papeis impressos com os cheats. Alguns deles eu fui pegando pela internet, outros eu mesmo montei. No meu caso é muito mais prático assim.

Outra coisa que tem me ajudado bastante são sites como o Noobkit Docs. O Noobkit é só mais um site com a API do Ruby e do Rails, mas ele tem um recurso que me ajuda bastante na hora do aperto. Ele possui um plugin de pesquisa para os principais navegadores, que torna muito mais rápido procurar por algum método especifico.

firefox-search.png

Outros sites que posso recomendar são:

  • RailsBrain: Descobri este a pouco tempo. É bem completo e parece que tenta se manter o mais atualizado possível com as novas versões do Rails.
  • Ruby on Rails API: Gosto do jeitão deste site.
  • gotAPI: Este não é só sobre RoR, aqui você vai encontrar um pouco de tudo, HTML, CSS e até Oracle e MySQL.

É assim que me viro na hora do esquecimento ou na falta de conhecimento mesmo. E você como faz na hora do aperto?

Comments