Carlos Brando

Nome do Jogo

Curso superior é tão importante assim?

2054851258_f03ee213d0.jpg

Não sou contra um curso superior, mas acho certificações desnecessárias.

Eu nem sempre pensei assim, durante um período da minha vida achei que se quisesse crescer profissionalmente dependia muito de uma boa faculdade e de certificações. Cheguei a cursar um ano e meio de Ciência da Computação, depois larguei.

Hoje acredito que um diploma de faculdade só é importante se tiver um objetivo muito especifico para o seu uso, como criar uma carreira em uma multi-nacional, por exemplo.

Já faz 10 anos que trabalho com tecnologia, e neste tempo trabalhei para grandes empresas, sempre através de uma consultoria, e nunca me questionaram sobre um diploma. Mas se eu desejasse ser contratado diretamente por alguma destas empresas, com certeza isto seria necessário.

Achei muito interessante a opinião de Jason Fried, da 37signals sobre este assunto. Quando questionaram a 37signals sobre a importância que eles davam para a educação formal em sua equipe, ele respondeu (em uma tradução livre):

Ao decidir quem vamos contratar, não levamos muito em conta a educação formal. Na verdade, creio que apenas três das oito pessoas na 37signals tem ensino superior. Alguns passaram algum tempo na faculdade e decidiram que isto não era para eles. Alguns nem começaram. Nós nos preocupamos mesmo é com a inteligência, a curiosidade, a paixão, personalidade, motivação, o gosto, intuição, habilidades de escrita, bem como a capacidade de tomar decisões inteligentes. Algumas dessas qualidades podem ser melhoradas na faculdade, mas acreditamos, que na maioria dos casos elas são melhor aprendidas através da experiência prática. Além disso, não acreditamos que bom gosto pode ser ensinado - ou você tem ou não. Acreditamos que bom gosto é uma das qualidades mais importantes ao se contratar alguém. Claro, que não somos contra o ensino superior, apenas não damos tanta atenção assim a ele. Estamos mais interessados na experiência, trabalhos e ponto de vista de alguém do que em seus diplomas, grau ou notas. A educação formal é provavelmente o último requisito em nossa lista na hora de contratar alguém para trabalhar na 37signals.

Eu costumo dizer o seguinte: Se você planeja uma carreira em uma grande e conservadora empresa, e sonha em se tornar um diretor ou presidente, você precisará de alguns diplomas, com toda a certeza. Mas se você é como eu e sonha com a sua própria empresa, ou deseja trabalhar nas novas empresas, como a 37signals, diplomas são apenas papel, o que conta mesmo é a experiência.

Comments