Carlos Brando

Nome do Jogo

Como iniciar sua carreira, sem experiência?

1736344101_204201538a.jpg

Dando seqüência ao post de ontem.

Como iniciar sua carreira na área de tecnologia, sem experiência? Mesmo com um curso superior na área ou um curso técnico, ainda é muito difícil conseguir um emprego sem experiência.

Isto também é verdade para aqueles que já são programadores há algum tempo, mas estão mudando para o Ruby on Rails. Como conseguir um emprego para trabalhar em uma tecnologia nova, sem experiência nesta tecnologia?

Jason Fried publicou um novo post respondendo à esta pergunta no blog Signal vs. Noise (em uma tradução livre):

Dave K. pergunta: Continuando o assunto "É a educação formal tão importante"… Como é que um programador/desenvolvedor/designer "iniciante" consegue o grau de experiência que vocês, ou qualquer outra empresa procura? Eu estou assumindo que vocês desejam ver um portfolio de trabalhos… mas como criar este portfolio? Na verdade acho que a melhor pergunta seria, como começar? Uma ótima maneira de criar seu portfolio sem nenhum cliente é criando clientes falsos. Foi assim que eu comecei.

Para designers é muito mais fácil

Se você é um designer isto será muito mais fácil. Crie algumas telas fictícias para a sua própria loja online de sapatos. Ou um banco. Ou uma empresa de telefonia celular. Ou uma mercearia. Mostre ao mundo o que você faria se tivesse uma chance. Eu garanto que o seu portfolio falso será melhor do que o seu futuro portfolio real.

Programadores: Vá para o open source

É muito fácil mostrar aos outros o que você pode fazer visualmente, mas se você for um programador você terá de gastar um tempo vendendo a si mesmo. Então, o que sugiro é que se envolva em projetos open source. Encontre um projeto que te desperte paixão e mãos à obra. Você aprenderá muito, será exposto a diferentes abordagens e estará participando de algo real. Todos os funcionários da 37signals estavam contribuindo com algum projeto open source. É uma ótima maneira de mostrar ao seu futuro empregador o que você pode fazer.

Faça

Ninguém vai lhe dar um portfolio. Você deve construi-lo. Crie seus próprios clientes. Preencha as páginas do seu portfolio. Mostre às pessoas o que você pode fazer. É tudo o que você precisa para começar.

Foi assim que surgiu o CarreiraTI

Também foi assim que consegui entrar na Surgeworks. Eu já tinha aproximadamente nove anos de experiência em desenvolvimento de software, mas nenhuma experiência com Ruby on Rails. Depois de estudar por um tempo, criei um cliente falso para mim, um site de empregos chamado CarreiraTI.com totalmente desenvolvido em Rails. Depois criei este blog sobre o assunto e comecei a contribuir com a comunidade de desenvolvedores Rails. Desta forma mesmo sem nunca ter trabalhado com Rails, consegui um emprego em uma empresa de fora do Brasil para trabalhar com a tecnologia que me apaixonei.

Acho que este é o caminho das pedras.

Comments