Carlos Brando

Nome do Jogo

Nunca peça desculpas - mais uma dica para sua apresentação

1733317837_f0de8dc282.jpg

Vai palestrar no evento de Rails na sua cidade? É a primeira vez que faz isto? Então vai uma dica importante.

É natural sentir-se nervoso ao iniciar uma palestra, mas um erro que algumas pessoas tem cometido é desculpar-se com o público, dizendo que vai “tentar” mostrar algo, ou ainda dizendo que é a primeira vez que está fazendo isto, que está um pouco nervoso, ou algo assim.

Pedir desculpas durante uma palestra é um erro gigantesco. É a mesma coisa que dizer: “Olha pessoal, não prestem muita atenção em mim porque eu não sei muito bem o que estou falando”. Veja o que Edward Tufte disse a respeito deste assunto:

Nunca peça desculpas. Se você acha que sua apresentação não está indo bem, guarde isto para si mesmo e dê o melhor de si. Além disso, as pessoas geralmente estão muito preocupadas com os seus próprios problemas para levar em conta o seu anúncio.

Em uma apresentação, credibilidade é tudo. Se você se levantar e começar a desculpar-se, sua credibilidade foi para o lixo. E pedir desculpas antes da palestra começar é pior ainda, é quase um insulto para quem está lhe assistindo. Se você não acredita no que está dizendo, porque a platéia acreditaria? Se você não está totalmente seguro de si, finja, mas não dê o braço a torcer.

A melhor coisa à fazer é treinar algumas vezes a apresentação antes de dar a cara a tapa. Pode ser na frente do espelho, ou peça para algum amigo lhe assistir enquanto fala. Só não vale fazer feio durante a palestra.

Comments