Carlos Brando

Nome do Jogo

Pressão para crescer?

18539901_b81d9c7096.jpg

Mais um da série de traduções dos artigos ”Ask 37signals”. Antes de começar deixe-me explicar algo, a 37signals é uma pequena equipe que cria software simples e focado. Quando eu digo pequena é porque embora eles tenham alguns produtos de grande sucesso, a empresa conta apenas com oito funcionários.

Bom, vamos a pergunta:

Como vocês lidam com a pressão para crescer? Vocês simplesmente dizem "Não!"?

Quem respondeu foi Jason Fried:

As pessoas estão sempre nos perguntando isso, por isto eu adoro esta pergunta. Alem disso, acho que ela vai na raiz do que significa crescimento e como ele é percebido.

Mas deixe-me dizer algo antes que interpretem mal esta pergunta. Eu estou assumindo que crescer significa contratar mais gente. Parto do princípio de que crescer quer dizer aumentar o espaço físico da empresa.

Aqui está a resposta para esta pergunta, seguindo o ponto de vista acima: Não, nós não nos sentimos pressionados a contratar mais pessoas afim de crescer.

Crescendo sem "crescer"

Cada jornalista com quem eu falei recentemente me questionou sobre o crescimento da 37signals. "Vocês ainda são apenas 8 pessoas, como vocês planejam crescer?" "Quando é que vocês vão começar a crescer de verdade?" "Por que vocês decidiram não deixar a empresa crescer?"

A resposta é sempre a mesma: Estamos crescendo, mas não fisicamente. Você pode crescer sem "crescer". Na realidade, acho que este é o caminho mais saudável.

Nosso número de clientes está aumentando. Nossa receita está aumentando. A satisfação de nossos clientes é cada vez maior. A nossa oferta de produtos está crescendo. Nossas opções de integração estão crescendo. Este é o tipo de crescimento que queremos.

Crescendo do seu jeito

Nós estamos intencionalmente criando o nosso próprio negócio, de forma que nossos efetivos não precisam aumentar de forma linear de acordo com o nosso modelo de negócio. Nós colocamos o auto-atendimento como base da nossa empresa. O cliente contrata o serviço, faz upgrade, downgrade e o cancelamento do plano de serviço sozinho.

Estamos constantemente trabalhando na interface dos nossos aplicativos para torná-los cada vez mais auto-suficientes. Ao tornar as coisas mais claras e simples tornamos o suporte ao usuário cada vez menos necessário. Obviamente que estamos aqui para ajudar nossos clientes quando eles precisam de ajuda, mas temos visto um aumento significativo em nossa base de clientes, sem haver um crescimento nas solicitações de suporte. Este é o maior ganho da simplicidade e clareza. Menos confusão e frustração para os nossos clientes, e menos tempo e recursos de nossa empresa necessários para explicar má decisões de design, funcionalidades confusas e erros perdidos no software.

A maioria das empresas precisa continuar contratando para criar/vender novos negócios, prestar serviços personalizado/especial para seus clientes, lidar com uma montanha de requisições de suporte devido a complexidade inerente em seus produtos, etc. Não estamos interessados neste tipo de negócio. E eu aconselho quem está começando um negócio - especialmente um negócio baseado em serviços pela internet - que não construa uma empresa assim. Elas sofrem grandes pressões para "crescer".

Vocês nunca vão contratar mais pessoas?

Absolutamente. Poderíamos estar usando mais uma ou duas pessoas agora, mas não achamos necessário. A vantagem é que isto força você a ser criativo. É onde suas decisões são melhores e mais informadas. Você faz as coisas porque precisa, e não porque acha conveniente. "Não podemos fazer isto agora, porque esta outra coisa é mais importante." Estar no limite da força faz você dar valor as coisas importantes e nós acreditamos que é onde queremos ficar.

Comments