Carlos Brando

Nome do Jogo

Rails ou Django?

164576023_462ad17de8.jpg

Comparações entre frameworks e linguagens de programação sempre geram flame wars e isto é simplesmente inevitável, afinal de contas é puramente uma questão de gosto.

Mas a maioria de nós Railers temos nossos pés no chão e sabemos que cedo ou tarde teremos um novo framework ou linguagem que se mostrará mais interessante que o Ruby ou o Rails, e estaremos prontos para mudar se for necessário. Mas no momento, pelo menos na minha opinião, não existe nada comparado ao Rails. Existem diversos frameworks que me chamam a atenção mas nenhum deles ainda me convenceu.

A questão é como discutir sobre as diferenças entre frameworks sem entrar em uma guerra? É simplesmente impossível. Então o melhor a se fazer é estudar por si só cada framework ou linguagem de programação que apareça até encontrar algo que lhe agrade, e enquanto isto não acontecer continue onde está.

Conheço alguns Railers que estão indo para o Django e alguns que assim como eu preferiram ficar no Rails. Mas afinal de contas qual dos dois é melhor? Depende de você e de sua preferência.

Estudando sobre o Django eu encontrei um documento bem interessante que compara as duas ferramentas de um ponto de vista bem neutro. Se quiser conferir clique aqui.

O segredo é sempre se manter atualizado com tudo que aparece. Nunca se sabe o que vem por aí…

Há, e recentemente o Fábio Akita também entrevistou Adrian Holovaty o criador do Django, vale a pena conferir a entrevista.

Comments