Carlos Brando

Nome do Jogo

Autotest Notification Gem - Pode ajudar?

Interessante como uma coisa simples pode mobilizar as pessoas. Tudo começou com um simples script para exibir uma janela com o retorno dos testes no Mac usando o Growl.

Depois o Alexandre adaptou o script para também funcionar no Linux usando o LibNotify.

Resolvemos então que seria legal ter este script em algum lugar mais acessível, onde pudesse ser alterado e melhorado por qualquer pessoa de uma forma mais simples. Joguei tudo no GitHub.

Numa noite de insônia eu resolvi testar minhas habilidades criando um gem e criei o Autotest Notification. Apaguei o repositório antigo e criei um novo no GitHub. Agora tínhamos um gem de fácil instalação e com apenas um comando ele já criava os ganchos para o ZenTest, e funcionava muito bem no Linux e no Mac.

Foi aí que o Rodrigo Urubatan resolveu adicionar suporte ao Windows (com cygwin) no gem. Neste momento o gem já suportava os principais sistemas operacionais: Mac, Linux e Windows.

Algumas hora depois o Carlos Júnior envia um patch adicionando suporte ao KDE (kdialog). E mais tarde (madrugada) aproveitei que o Davis Cabral também estava com insônia para me ajudar com alguns testes. Fui dormir e quando acordei o Davis havia adicionado suporte nativo ao Windows (sem precisar do cygwin) e também suporte ao Gnome (zenity).

Resumindo: Eu criei apenas um script simples para resolver um problema que eu tinha e que só funcionava no Mac com o Growl. Agora temos um gem que coloca tudo para funcionar sem precisar ter um conhecimento profundo do sistema operacional que funciona no Mac, Linux (com suporte extra para o KDE e Gnome) e Windows (com e sem cygwin).

Foi muito divertido!

Quer entrar na brincadeira? Para o gem ficar completo, precisamos apenas de alguma documentação. Algo como um passo a passo de como instalar as dependências em cada sistema operacional. Instalar o gem é fácil, mas as dependências…

O GitHub permite criar um wiki, as páginas permitem uso de imagens e tudo.

E claro, testes… gostaria de um feedback dos que estão usando o gem. Dificuldades para colocar para rodar, etc.

Para colaborar ou usar: http://github.com/carlosbrando/autotest-notification/

Atualização

O Marcos Tapajós acabou de liberar uma série de testes para o gem.

Comments