Carlos Brando

Nome do Jogo

Quando devo lançar meu produto?

Tradução do artigo ”Ask 37signals: When do I launch?”.

A pergunta:

Estou numa encruzilhada com um novo projeto onde eu tenho um conceito que pode ser executado de duas formas. Uma execução é significativamente mais complexa para a construção (e iria demorar mais) do que a outra, mas poderia ser o fator decisivo para o sucesso da aplicação. A outra execução não tem o mesmo conceito, o que torna o desenvolvimento mais rápido, mas eu temo que a falta de profundidade na execução pode deixar o projeto aquém do seu real potencial.

Assumindo que vocês tenham uma visão para aquilo que um produto deve ser antes de começar o desenvolvimento, onde você pode traçar uma linha entre a plena realização da sua visão do que deve ser o software e o mínimo necessário para que o produto funcione. Como é que vocês fazem para escolher quais características definem a “alma” do produto versus as características que não são críticas para uma primeira versão, mas que você pretende implementar mais tarde?

A resposta:

O meu conselho é sempre errar para o mais simples. Quanto mais complexa é a coisa maiores são as chances de que algo dê errado. E as coisas vão dar errado. Você ficará melhor se menos coisas forem mal no início. Erros podem ser esmagadores.

Além disso, seus suposições iniciais sobre o quão critico é uma determinada característica estará na maioria das vezes errada. Você não desejaria gastar todo o seu tempo na frente de algo que “talvez” possa ser o fator decisivo. É melhor que você faça o básico e em seguida vá adicionando funcionalidades. O que você achava que era essencial vai surpreendê-lo.

Por último, quanto mais tempo você levar para desenvolver um produto, menores são as chances de você realmente o lançar. Projetos muito demorados desanimam. As coisas são assim. A vida muda. Tudo tem o seu tempo. As oportunidades demoram para aparecer. Nós acreditamos que é melhor você lançar alguma coisa pequena rapidamente e em seguida construir à partir daí. Você vai saber mais sobre o que o produto deve realmente fazer uma vez que ele se torne algo real.

No que diz respeito à saber exatamente onde é do ponto de corte, isto é mais arte do que ciência e estatísticas. A forma que usamos para fazer isto, normalmente é nos perguntar: “Será que o que temos agora resolve a maior parte dos nossos problemas?” Há sempre mais para acrescentar e muita coisa à aperfeiçoar, mas o que temos agora faz o trabalho razoavelmente bem na maior parte do tempo? Se você estiver usando o seu produto a medida que vai construindo-o, e enquanto você estiver cuidando para não confundir suas necessidades reais com o “Não seria legal se …” então você vai naturalmente obter o “Legal, estamos prontos para lançar” mais cedo. Esta é a hora de lançar seu produto.

Independente da sua escolha, boa sorte. Nós esperamos que você tenha sucesso.

Comments