Carlos Brando

Nome do Jogo

O primeiro livro sobre Rails 2.1 é brasileiro!

Esta semana foi correria para mim e para o Marcos Tapajós. Aceitamos o desafio de compilar todas as dicas dadas neste blog em um livro. Mas não queríamos apenas um pdfzinho meia-boca. Queríamos um livro de verdade, no melhor estilo PeepCode, que pudéssemos imprimir e mandar encadernar.

O trabalho começou com a compilação de todos os artigos. Um trabalho braçal que nos consumiu algumas horas. Depois começou a parte mais difícil, revisar todo o texto, corrigir erros, melhorar algumas explicações… Só para vocês terem uma idéia do esforço, quando começamos a idéia era liberar o livro logo na segunda-feira, mas acabamos tendo de trabalhar praticamente todas as madrugadas desta semana para conseguir terminá-lo. Ou seja, ficamos uma semana sem dormir para liberar este livro para a comunidade o mais rápido possível.

Alguns amigos já tiveram a oportunidade de ver o livro antes do lançamento e dar sugestões sobre o conteúdo, capa, fontes, etc.. E acredito que todos gostaram do resultado final.

Eu quero agradecer ao Marcos Tapajós que ajudou a tornar isto possível, ficando acordado até tarde para revisar textos, ajustar códigos e até me ajudar a corrigir alguns bugs.

Este livro também tem uma singularidade que apenas os que colaboraram conosco em traduções conhecem. Ele não foi escrito em um editor de textos como o Word, por exemplo, mas ele foi programado. Isto mesmo, para facilitar a criação do livro eu e o Tapajós criamos um projeto que deve virar um gem no futuro para facilitar a criação de livros de programação.

Bom, chega de papo-furado, e vamos ao que interessa. Com vocês o primeiro livro de Ruby on Rails 2.1 do mundo:

E o melhor de tudo, é de graça! Para fazer o download é só clicar aqui.

Gostou do livro? Quer continuar tendo conteúdo desta qualidade, sempre? É só clicar nos links abaixo e recomendar eu e o Tapajós no Working With Rails e ajudar a aumentar a visibilidade dos brasileiros lá fora.

Comments