Carlos Brando

Nome do Jogo

Como lidar com discordâncias?

Tradução do artigo: How do you handle disagreements?

Como vocês lidam com discordâncias? O que acontece quando David e Jamis discordam sobre a melhor forma de implementar algo? O que acontece quando Ryan e Jason discordam sobre a melhor maneira de interagir com um novo recurso? Como é que se evita demoradas discussões sobre (aparentemente) minúsculos pormenores?

Resposta

Felizmente, não levamos adiante todas as discussões por divergências que aparecem. Discordâncias podem ser boas de vez em quando, mas quando acontece muitas vezes têm um impacto negativo na moral da equipe. Nós tentamos tratar a moral do time como o mais importante dos recursos de que dispomos.

Mas quando estamos sem saída (geralmente depois de 10-15 minutos de discussão) eventualmente alguém acaba propondo uma solução. A solução geralmente envolve o mais forte defensor tendo total responsabilidade pela decisão.

Por exemplo, se Jamis defende mais ferrenhamente alguma coisa do que David, Jamis irá “ganhar”, mas ele também vai ser o responsável por qualquer erro ou suporte devido à questões relacionadas com esta decisão. Isto obriga o vencedor a pensar seriamente se ele realmente acredita em sua posição, pelo menos o suficiente para lidar com as eventuais exigências que cairão sobre ele depois do lançamento. Caso ele ache que sim, geralmente aceita o acordo. Caso contrário, o “perdedor” segue com sua idéia sem empecilhos.

Isto é apenas um exemplo. Nem sempre funciona desta maneira, mas já tivemos sucesso agindo assim no passado.

Um aspecto a ter em mente é o seguinte: Certifique-se de qual é o ponto de desacordo. É realmente fácil que argumentos e desacordos incendeiem a discussão rapidamente. Este tipo de desacordo muitas vezes leva duas pessoas à falarem diretamente uma para a outra, esquecendo dos outros. Param de argumentar uns com os outros e passam a argumentar somente entre eles. Nesse ponto a discussão acaba e alguém precisa pegar as rédeas de volta.

Comments