Carlos Brando

Nome do Jogo

O screencast mais engraçado sobre Ruby on Rails de todos os tempos

Gregg Pollack e Jason Seifer, os malucos do Rails Envy inovaram mais uma vez.

Primeiro foram os vídeos satirizando o comercial da Apple, depois foi a vez do famoso Rails Envy podcast e dos vídeos preparados para o RailsConf, agora os caras lançaram um projeto chamado Envycasts.

No momento eles publicaram apenas um screencast com o tema ”Advanced ActiveRecord”. A diferença é que eles usaram um fundo verde para gravar o vídeo o que permitiu que eles literalmente interagissem com o código e slides.

O primeiro vídeo tem 37 minutos de duração e custa 9 dólares.

A comunidade Rails de língua inglesa esta muito bem servida, agora já possuem os screencasts do Railscasts, Peepcode, Pragmatic Screencasts, Learning Rails Podcast/Screencast, RubyPlus além desta nova séria produzida por Gregg e Jason.

Aqui no Brasil, temos alguns poucos que iniciaram trabalhos neste sentido, mas infelizmente depois de um tempo os projetos são interrompidos, e eu sei exatamente qual é o motivo: “Falta de retorno da comunidade. O público atingido por um screencast em português é infinitamente menor que o atingido por um screencast em inglês.

Eu mesmo me aventurei pelo mundo dos screencasts no passado, para relembrar clique aqui.

Neste blog publiquei alguns poucos artigos em inglês, mas a quantidade de acessos que recebi (e ainda recebo) neles é quase 20 vezes maior que o artigo mais famoso escrito em português. Claro que o motivo disto acontecer é óbvio, o mundo inteiro fala inglês.

Então, como manter os criadores de conteúdo motivados para continuar produzindo podcasts, screencasts e escrevendo artigos, tutoriais e livros? É muito fácil, comentando, agradecendo e recomendando seus sites e projetos para amigos. A medida que a quantidade de comentários e visitas cresce, mesmo que seja exponencialmente menor do que a realidade para conteúdo em inglês, ainda assim é um estimulo para continuar.

Pense da seguinte forma, por mais barato que seja, este podcast produzido pela Rails Envy não é de graça e eles devem conseguir uma boa grana devido a grande quantidade de downloads. No Brasil fazer algo deste tipo não é viável, já que o preço do screencast teria de ser altíssimo para compensar o fato de que poucos downloads serão feitos.

Quando ler, assistir ou ouvir algo que goste sobre Ruby on Rails, pense nisto, você está comprando um produto de qualidade e o preço é um simples comentário de agradecimento. Mantenha a pessoa estimulada, você só tem a ganhar com isto.

Comments