Carlos Brando

Nome do Jogo

Taxas de ativação são obscenas

Traduzido do artigo Activation fees are obscene de Jason Fried.

Quer se sentir enganado? Assine um serviço online que cobre uma taxa única de ativação. É uma sensação especial pagar 35 dólares por nada. Eu até entendo quando se tem algum serviço manual envolvido. Como quando um hardware precisa ser configurado manualmente ou se alguém precisar subir alguns degraus e passar por algum salas para ligar alguma coisa. Mas me cobrar 35 dólares para “ativar” minha conta adicionando alguns registros em um banco de dados, bem, eu me sinto… você sabe como eu me sinto.

O que eu penso?

Para serviços como os oferecidos pela 37signals, cobrar uma taxa de ativação é realmente um absurdo já que você estará pagando uma mensalidade pelo uso do produto.

Mas por outro lado, alguns serviços não cobram taxas mensais, cobram apenas uma taxa de ativação no primeiro uso, como um ingresso para entrar no serviço, e nunca mais te cobram nada. Nestes casos acho que pagar uma taxa de ativação é uma ótima forma de negócio e de forma alguma seria obsceno.

Agora uma coisa que me faz pensar é que dificilmente encontramos um produto nacional que consiga se sustentar cobrando mensalidades ou taxa inicial. Acredito que na cabeça dos empresários daqui, os brasileiros são muquiranas e não pagariam por um serviço na web.

O mais irônico é que a maioria das pessoas que conheço pagam para usar produtos de fora como o Basecamp, Campfire e GitHub. Onde estão os produtos nacionais?

Comments