Carlos Brando

Nome do Jogo

Por que o salário dele é maior do que o meu?

Sobreviver no mercado de desenvolvimento de software no Brasil não é tão difícil quanto parece, conheço muita gente ruim que consegue manter seu emprego, muita vezes trabalhando como terceiro dentro de alguma grande companhia. Este tipo de pessoa normalmente tem um bom conhecimento do negócio da empresa, mas estranhamente ele nunca cresce dentro dela.

Isto acontece por motivos óbvios. Primeiro porque embora ele bata cartão todos os dias na empresa e tenha uma mesa e computador pessoal, oficialmente ele não é um empregado daquela empresa. Percebi isto mais claramente quando trabalhei durante dois anos em uma empresa de televisão por assinatura aqui em São Paulo. Embora eu cumprisse com todos os compromissos que um funcionário contratado pela empresa tinha, eu não tinha direito a nada, como desconto em minha assinatura, férias ou décimo-terceiro, afinal eu era apenas um terceiro.

O segundo motivo do não-crescimento se dá pelo fato que se você é um expert em um determinado projeto da empresa não vale a pena promovê-lo, pois a empresa estaria perdendo um programador competente e muito provavelmente ganhando um gerente “mais ou menos”.

Alguns apostam todas as suas fichas na empresa, acreditando que um dia seu chefe lhe fará uma proposta para incorporá-lo ao time de empregados da companhia. Isto não é impossível, mas pode demorar muito tempo. O problema é que depois de alguns anos (ou meses em alguns casos) dentro de uma mesma empresa, trabalhando no mesmo projeto você entra no que chamamos de “zona de conforto”. Você já conhece e é conhecido por todos na empresa, tem total domínio das “regras de negócio” e começa a sentir medo do mercado de trabalho.

Quando isto acontece, já passou da hora de sair. Agora sua única opção é buscar meios de crescer dentro desta empresa. Neste caso, vou lhe dar um conselho, consiga uma boa e confortável cadeira, porque isto pode demorar muitos anos para alguns. E quando você descobrir que pessoas mais novas ou que pareçam menos experientes que você tem um salário maior que o seu, nem pense em ficar chateado ou resmungar, você recebe tanto quanto ele, a diferença é que boa parte do seu dinheiro é gasto no seu comodismo.

Comments