Carlos Brando

Nome do Jogo

Como ter bom gosto?

Ter bom gosto é uma das características mais importantes em designers, programadores, administradores e similares. Ser capaz de separar o que é bom daquilo que é ruim. Qual dos milhares de possíveis pequenos detalhes são fundamentais para fazer o que quer que você esteja fazendo simplesmente dar certo?

O problema com o conceito do bom gosto é que ele não é efêmero. Em uma visão simplista do mundo definimos que algumas pessoas simplesmente tem e outros não. Se você teve a sorte de ter nascido com isso você será eternamente impressionante, caso contrário você será sempre um cara condenado a fazer cagadas. Isto é algo que eu não concordo.

Acho que bom gosto é principalmente sobre como desenvolver um olho critico para os pormenores que importam e é algo que absolutamente pode ser aprendido. A melhor maneira de aprender sobre quais detalhes realmente importam é examinar os detalhes dos grandes e dos não tão grandes trabalhos, contrastando e comparando-os.

É necessário determinação e dedicação para desenvolver um olho critico, para desenvolver o seu bom gosto, mas é algo absolutamente possível. Alguns podem ser predispostos, mas qualquer um que se esforce pode chegar lá. Então, o que você está esperando?


Este artigo é uma tradução/adaptação do texto escrito por David Heinemeier Hansson para o blog Signal vs. Noise. Para ler o texto original clique aqui.

Comments