Carlos Brando

Nome do Jogo

Retrospectiva 2008

3148296014_f549b8c0e4

Último dia do ano e o último artigo publicado este ano. Nada mais justo então do que uma retrospectiva de tudo o que rolou por aqui e comigo neste ano de 2008.

Janeiro

O ano começou muito bom com uma série de screencasts sobre os mais variados assuntos, desde Edge Rails até microformats. Também foi neste mês que saiu o primeiro episódio do nosso querido Rails Podcast Brasil!

Fevereiro

Este foi o mês de lançamento do meu primeiro plugin, o Custom Resource Name. Eu sempre tive um pé no mundo open-source, mas a aceitação do plugin na época foi muito importante para mim, já que me motivou a entrar de cabeça neste mundo.

Março

Em março tivemos a primeira (e única) promoção no Rails Podcast Brasil #9, o sorteio de um cupom do Peepcode. Lembra-se?

Abril

Abril foi o mês do Git. Tivemos a mudança de todo o código fonte do Rails para o GitHub e logo em seguido o Rubyforge também começou a oferecer repositórios em Git.

Maio

Foi neste mês que me rendi ao twitter (para me seguir, clique aqui), que lancei meu primeiro gem, o Autotest Notification e que iniciamos a dura tradução do livro Why’s (Poignant) Guide to Ruby para português.

Junho

Junho foi um mês bem agitado para mim. Com o lançamento do Ruby on Rails 2.1, lancei junto com o Marcos Tapajós o livro “Ruby on Rails 2.1 - O que há de novo?” em português, totalmente de graça. E com a ajuda da comunidade brasileira lançamos o primeiro livro de Ruby on Rails 2.1 do mundo em inglês. Neste mês também lancei a versão Doom Edition do meu gem Autotest Notification.

Julho

No mês de julho comemorei o 500º artigo deste blog. O lançamento do livro sobre Rails 2.1 foi um sucesso e foi publicado em 7 línguas diferentes. Também tivemos o anúncio do Rails Summit Latin America.

Agosto

Descobrimos que a idade média dos programadores Rails no Brasil é 24 (ui…) anos. Alguns artigos notáveis deste mês tiveram por tema: ”Porque eu defendo o Shoulda” e ”Não abrace a sua ignorância”. Também saiu a tradução do livro sobre Rails 2.1 em espanhol, completando 8 línguas.

Setembro

Anunciei que estaria ministrando o novo curso da e-Genial sobre Ruby on Rails 2.2. Outro artigo digno de nota neste mês foi o ”Por que o salário dele é maior do que o meu?”.

Outubro

O maior destaque deste mês ficou para o 1º Rails Summit Latin America. Eu também palestrei com o tema ”Meu emprego foi para os EUA”. Tivemos vídeos enviados por personalidades do mundo Rails e dois episódios do Rails Podcast Brasil sobre o evento. Neste mês também foi lançado o release candidate do Rails 2.2 e também o meu segundo livro “Ruby on Rails 2.2 - O que há de novo?” em português e inglês.

Novembro

Merb 1.0, finalmente! Também lancei meu segundo gem o Remarkable, que começou como um fork do Shoulda para usuários do RSpec. Também tivemos um episódio do podcast especial sobre o Rails 2.2.

Dezembro

Terminou o curso de Rails 2.2 da e-Genial e foi muito bom ver alguns alunos já criando seus primeiros projetos em Rails. Lancei o Remarkable 2.0.1 totalmente reformulado e chegamos a 99,9% da tradução do (Comovente) Guia de Ruby do Why. E para fechar o ano com chave de ouro tivemos o anúncio da fusão entre o Rails e o Merb.

Que ano!

Comments