Carlos Brando

Nome do Jogo

Pergunta: Devo disponibilizar a versão em português do livro Rails 2.2 para download de graça?

Em outubro do ano passado lancei o meu segundo livro: “Ruby on Rails 2.2 - O que há de novo?” e conforme expliquei na ocasião, para conseguir lançar o livro na data do lançamento do Rails 2.2 tive de perder alguns dias de trabalho. Então Gregg Pollack me fez uma proposta de vender o livro em um pacote promocional junto com o screencast que estavam produzindo.

Nunca fez parte dos meus planos vender o livro, até porque todo o seu conteúdo já estava disponível gratuitamente neste blog. Mas como eu precisava recuperar o dinheiro investido aceitei a proposta.

As vendas foram razoavelmente boas, mas demorou um pouco para que eu conseguisse recuperar o dinheiro que perdi na época da escrita do livro, já que o preço do livro é ridiculamente baixo (9 dólares) e uma parte do dinheiro foi para o Carl pela tradução do livro, outra para o Renato pela concepção da capa e outra para pagamento de impostos e taxas.

Analisando como um todo, não ganhei nada escrevendo o livro, mas também não perdi nada.

Quero agradecer a todos os brasileiros que investiram seu dinheiro comprando este livro mesmo sem haver necessidade, porque conforme eu disse tudo já estava disponível aqui no blog de graça. Os que fizeram isto com certeza o fizeram não somente pelo conteúdo, mas principalmente para colaborar com o trabalho que foi realizado.

Como eu já consegui recuperar o dinheiro necessário, quero fazer uma pergunta a todos os que compraram o livro. O que vocês achariam se a versão em português do livro fosse disponibilizada para download gratuitamente aqui no blog?

A opinião de todos é importante, mas principalmente daqueles que compraram o livro. Já se passaram quase três meses desde o lançamento do Rails 2.2, então aqueles que compraram já tiraram todo o proveito necessário do livro. Pensem que estarão ajudando a comunidade brasileira com mais um material grátis.

Comentem, por favor.

Comments