Carlos Brando

Nome do Jogo

Um presente para a comunidade de desenvolvedores brasileiros de Ruby e Rails

Temos ótimos blogueiros em nossa comunidade de programadores brasileiros e muitos artigos são escritos sobre os mais diversos assuntos relacionados ao Ruby e ao Rails. Mas eu sempre senti falta de uma fonte única de noticias sobre o que acontece no mundo Ruby on Rails aqui no Brasil.

A primeira tentativa de trazer isto aos desenvolvedores tupiniquins foi com o Rails Podcast Brasil, um podcast semanal com as principais noticias sobre novas bibliotecas, técnicas e polemicas que envolviam o Ruby on Rails. O podcast sempre foi um sucesso de audiência e chegou até a sua 39º edição. Mas o formato de podcast tinha alguns problemas: as noticias chegavam com uma semana de atraso, você precisava dedicar pelo menos uma hora para ouvir todas as noticias e ele também consumia muito tempo para ser produzido. Mesmo assim, não desanime, teremos novidades sobre o podcast em breve…

Durante um bom tempo meditei sobre qual seria a melhor maneira de trazer as noticias o mais rápido possível para a comunidade, de uma forma que até mesmo o mais ocupado desenvolvedor pudesse se atualizar rapidamente. Encontrei a solução na forma como eu mesmo resolvo este problema. Eu mantenho alguns sites em meu leitor de feeds e sempre que posso me atualizo, mas dou prioridade para sites que agregam noticias, como o famoso Ruby Inside de Peter Cooper.

O problema é que uma boa parte da nossa comunidade, principalmente os iniciantes não tem acesso a informações em inglês, e não existe nenhum site em português com o mesmo conteúdo de sites como Ruby Inside e Rails Inside. Pensando nisso, no inicio do ano entrei em contato com Peter Cooper buscando uma forma de trazer o conteúdo destes sites para a comunidade brasileira. E consegui!

Agora tenho o prazer de anunciar o:

O site é um franquia da edição americana do Ruby Inside, e trará para o público brasileiro os mesmos artigos publicados lá fora, totalmente em português. Além disso também teremos muito conteúdo nacional, com artigos escritos por desenvolvedores nacionais e uma cobertura completa de tudo o que acontece com Ruby e Rails por aqui.

Não estou sozinho nesta empreitada, conto com um time muito motivado e cheio de feras: Eliézer Pimentel, José Gomes, Levy Carneiro, Luís Gustavo e Rafael Rosa. Vocês irão conhecer cada um deles um pouco melhor no futuro com uma série de artigos que estou preparando sobre o projeto.

O Ruby Inside Brasil acabou de nascer, mas já conta com mais de 20 artigos traduzidos. Algumas empresas brasileiras, como a Plano Bê, também já tem demonstrado seu apoio pelo projeto.

Se você apóia a idéia, existe algumas coisas que você pode fazer, como espalhar a noticia de todas as formas possíveis, através do seu blog, twitter, contando para seus amigos, etc. Mas se você representa uma empresa, também pode patrocinar o site. Teremos o maior prazer em incluir um anúncio da sua empresa ou projeto em formato de banner nas páginas do Ruby Inside Brasil, para isto basta entrar em contato conosco.

Depois do Rails Podcast Brasil, do Rails Summit Latin America e tantos outros projetos de evangelização de Rails no Brasil, espero que este site possa ser o próximo passo em direção ao sucesso do Rails em nosso país.

Comments