Carlos Brando

Nome do Jogo

Rails é difícil por causa do Ruby

Eu já conversei com muitos programadores PHP e Java que gostam das ideias e conceitos do Rails, mas que têm medo de avançar em virtude do Ruby. O argumento é que uma vez que eles já sabem PHP ou Java, teriam menos trabalho se usassem uma ferramenta similar (como um port) ao Rails para estas linguagens. Eu realmente não penso assim.

Ruby é uma linguagem surpreendentemente simples para se aprender o básico. Sim, há um monte de coisas mais avançadas sobre metaprogramação, mas você realmente não precisa chegar até lá para começar a fazer alguma coisa. E provavelmente você não irá. O caminho necessário para começar a produzir algo é muito mais curto do que você pensa.

Afinal, Ruby não é LISP nem Smalltalk. Não é um mundo completamente novo se você estiver vindo de PHP ou Java. Muitos dos conceitos e construções são iguais. O código será muito semelhante na maioria dos casos, só que mais sucinto.

Aprenda Ruby no mesmo tempo que outro framework

Eu tenho argumentado que a maioria dos programadores poderia aprender Ruby aproximadamente no mesmo tempo que levariam para aprender um outro framework para sua linguagem atual. Eu sei que parece muito mais assustador aprender uma nova linguagem em vez de apenas um outro framework, mas realmente não é.

A resposta que algumas pessoas que temiam fazer isto, mas que fizeram de qualquer forma, me deram é: Por que não fazer isto logo de uma vez?

Aprenda fazendo algo real que lhe interessa

waterjumplake0eachamathertontablelandsx230

Além disso, falando da minha própria experiência de aprendizagem do Ruby, eu realmente recomendo que você tente fazer algo real. Não basta apenas começar com o básico da língua no nada. Escolha algo que você realmente deseja fazer e simplesmente comece a fazê-lo um passo de cada vez. Você aprenderá a medida que avança, e terá a motivação necessária para continuar uma vez que as coisas comecem a funcionar.

Portanto, não desista de aprender Rails porque você não sabe Ruby. Seus temores de começar do zero novamente, rapidamente abrirão caminho para a alegria de uma nova linguagem e você começará a utilizar o Rails como uma verdadeira recompensa. Entrem, a água está ótima!


Este texto é uma tradução do artigo “Myth #5: Rails is hard because of Ruby” escrito por David Heinemeier Hansson, criador do Rails.

Comments