Carlos Brando

Nome do Jogo

Não codifique no piloto automático

Talvez você não concorde com tudo que eu escrevo por aqui, mas tem uma coisa que é praticamente unanime entre todos os programadores: reuniões são uma tremenda perda de tempo.

Reuniões nos fazem perder muito tempo que poderíamos estar programando, mas é um mal necessário. Uma reunião é um momento em que todos os envolvidos no projeto param para pensar no que estão fazendo. E é neste momento que são tomadas as decisões sobre como fazer o que quer que seja que você precise fazer.

Mas ainda mais importante que pensar no que precisa ser feito, é pensar no que você está fazendo enquanto você está fazendo. Não estou falando de parar por alguns instantes antes de começar a escrever código e pensar em como você vai escrever determinada funcionalidade. Estou falando de um processo contínuo de meditação - toda decisão que precisa ser tomada deve envolver um processo (mesmo que rápido) de meditação antes - que deve ocorrer a todo momento. Este processo é critico e deve envolver todos os aspectos da sua vida.

A maioria dos programadores codifica no piloto automático. Isto é um problema grave, porque você deixa o seu inconsciente tomar as decisões por você, quando na verdade cada decisão tomada deveria ser analisada antes. Seu cérebro é uma ferramenta surpreendente, com um pouco de esforço você pode tomar o controle e focalizar seus pensamentos de verdade na execução da tarefa que você está realizando.

No inicio isto pode parecer uma tarefa difícil, talvez seja necessário realizar certas pausas a cada 10 ou 5 minutos somente para pensar no que você está fazendo, mas com o tempo você conseguirá fazer isto de forma consciente ao mesmo tempo em que continua escrevendo. Mas nunca deixe esta tarefa no piloto automático.

PENSE! Não considere pausas para pensar como tempo perdido. Com o passar do tempo você perceberá que está mais envolvido com o trabalho e que você entende melhor o negócio da empresa para qual está trabalhando. O tempo gasto será pago, já que você será mais eficiente. E principalmente, você gastará menos tempo em reuniões já que você provavelmente já terá pensado na maioria dos problemas antes.

Comments