Carlos Brando

Nome do Jogo

Bons programadores são feitos com um pouco por dia

Gosto de uma passagem do famoso livro “The Pragmatic Programmer: From Journeyman to Master” que diz o seguinte:

Um turista visitando o Eton College na Inglaterra perguntou ao jardineiro como ele conseguia deixar o gramado tão perfeito. “É fácil”, ele replicou. “Você só precisa remover o orvalho cada manhã, cortar a cada dois dias e enrola-lo uma vez por semana.”

“É só isso?”, perguntou o turista.

“Absolutamente”, replicou o jardineiro. “Faça isso por 500 anos e você terá um belo gramado.”

Bons gramados precisam de um pouco de cuidado todos os dias. Bons programadores também.

Eu adotei esta tecnica a algum tempo, todos os dias eu tento aprender algo novo ou me aprofundar um pouco mais em algo que já conheço. Ao contrário do que muita gente pode pensar, isto não tem nada a ver com manter-se informado. Estar em dia com o que está acontecendo no mundo é muito importante para qualquer tipo de profissional, mas o conhecimento adquirido pela leitura de feeds, por exemplo, não é necessariamente algo que aumente o seu valor como profissional. Estou falando de estudar de verdade, mesmo que seja por 5 minutos, todos os dias.

Durante todo o ano passado eu tentei manter neste blog uma série diária sobre o que viria de novo nas próximas versões do Rails, e isto me ajudou a me manter atualizado ao mesmo tempo que me forçava a analisar cada vez mais profundamente o seu código. Hoje ainda continuo analisando o código, mas não escrevo mais com tanta frequência, já que agora muita gente resolveu fazer o mesmo.

Analisar o código de outras pessoas é um excelente meio de aprendizado. Como todo bom programador, não gostamos de ler documentação, gostamos de ler código. Mesmo programadores iniciantes podem tirar muito proveito ao participar de projetos open source.

Diferente de gramados, nós programadores ao adotar um regime sério de estudo diário, podemos ver os resultados em pouquíssimo tempo. E com o passar dos anos você ficará surpreso ao ver o quanto amadureceu como profissional.

Comments