Carlos Brando

Nome do Jogo

Assuma seus erros

03082007 Em um processo natural de desenvolvimento, todo profissional começa sua carreira como um programador iniciante e com o tempo passa a assumir cada vez mais responsabilidades com respeito ao projeto, ou projetos, da empresa para qual está prestando serviços. Este aumento da carga de responsabilidades é um indicador de que o seu trabalho esta sendo valorizado e que sua carreira está avançando.

Assumir responsabilidades é um dos pilares da profissão de programador. Mas tão importante quanto assumir responsabilidades, é também assumir seus erros. Seja honesto consigo mesmo, todos somos suscetíveis a falhas.

Em um antigo emprego já tive a oportunidade de liderar uma equipe com excelentes programadores, 100% de cobertura de testes, uma boa documentação e mesmo assim as coisas deram errado. Somos seres humanos e cometemos erros. A forma como lidamos com estas situações é que mostra o quão profissionais somos.

Ser arrogante não significa esconder seus erros. Eu valorizo pessoas que assumem suas ignorâncias e seus erros, e mais ainda os que se esforçam para aprender com eles.

É uma pena que tantas pessoas em cargos de responsabilidade congelem suas carreiras no meio da subida. Porque na minha visão, ter a coragem e a honestidade de assumir seus erros é um passo importante antes de chegar ao topo.

Comments