Carlos Brando

Nome do Jogo

Quantas horas eu devo trabalhar por semana?

Normalmente eu costumo trabalhar apenas quarenta horas por semana, sempre deixando os finais de semana livres para um merecido descanso. Mas esta semana em particular estou trabalhando muito, cerca de 18 horas por dia. Meus companheiros de trabalho também estão dando o sangue para conseguirmos entregar um projeto no prazo.

Sei que este tipo de esforço vez por outra é realmente inevitável e que você muito provavelmente já passou por algumas situações assim. Meditando um pouco sobre isto, eu comecei a me questionar se estes períodos de muito trabalho são realmente produtivos.

Cheguei a conclusão de que na verdade a quantidade de horas que você trabalha não importa muito, o que realmente conta é como você está gastando todas estas horas que passa trabalhando e o quão importante é o trabalho que você está realizando.

Na década de 80 costumava-se valorizar muito os profissionais workaholics. Mas atualmente, cada vez mais as empresa estão deixando de dar valor à profissionais viciados em trabalho, dando preferencia à pessoas menos tensas e mais humanas. O argumento é de que você precisa de tempo para oxigenar suas ideias, afim de se tornar realmente produtivo.

Durante alguns anos eu trabalhei em uma conhecida empresa multinacional. Neste tempo, perdi a conta de quantas vezes cheguei pela manhã no escritório e encontrei alguns colegas que passaram a madrugada trabalhando ou que dormiram no escritório. Acredite, ainda existem pessoas que pensam que precisam trabalhar 80-100 horas por semana para provarem seu valor.

Sinto informar, mas super-heróis não existem. Uma semana comum de trabalho, que normalmente não passa de quarenta horas, já é bem desgastante. De fato, se analisarmos friamente, um prazo apertado e um tempo curto deveriam induzi-lo a valorizar mais o pouco tempo que você tem, focando nas coisas que realmente importam ao invés de induzi-lo a trabalhar mais horas ou ignorar o fim de semana.

Só há tempo para o básico. E se você tem a intenção de criar algo realmente grandioso é exatamente do básico que você precisa. Muitos projetos, que hoje são grandes sucessos, foram criados nas poucas horas de uma noite de insonia, ou no quase inexistente tempo livre que uma pessoa possuía depois do trabalho.

Se quarenta horas em uma semana é muito pouco para realizar o seu trabalho, então você não tem tempo para focar em qualquer outra coisa além do básico. Talvez você só consiga fazer algumas poucas coisas neste tempo, mas as fará realmente bem. Sem distrações.

Trabalhar demais é um péssimo hábito. Uma vez que você começa a correr a corrida dos ratos, é difícil parar. Preocupe-se com a qualidade das suas horas de trabalho e não com a quantidade. Isto é o que realmente importa.

Mas vez por outra, não temos alternativa… então me deixa voltar ao trabalho. ;)

Comments