Carlos Brando

Nome do Jogo

Seu conhecimento tem um prazo de validade

Deus ajuda quem cedo madruga. De acordo com este antigo provérbio se você tem o hábito de acordar cedo e trabalhar por horas a fio com muito afinco e dedicação, então você se dará bem na vida. Mas isto também vale para a carreira de um programador? Muita dedicação e trabalho duro são o suficiente para atingir a imortalidade?

Embora exista muita gente esforçada que literalmente dá a sua vida pela empresa em que está trabalhando, não é o trabalho braçal que determinará o seu sucesso. O seu conhecimento e experiência é que são o seu maior patrimônio profissional.

Mas infelizmente nessa área de atuação o nosso conhecimento tem um prazo de validade muito curto. Novas tecnologias, linguagens de programação e metodologias aparecem quase que diariamente e é cada vez mais difícil acompanhar este ritmo. Por outro lado, não acompanhar estas mudanças pode torna-lo obsoleto para o mercado.

Profissionais mais antigos já estão acostumados com isto, só que até pouco tempo atrás a necessidade de se reciclar não exigia tanta velocidade. Quando uma nova tecnologia era lançada, normalmente demorava um tempo até que o primeiro livro fosse publicado e para que outros profissionais e empresas começassem a adota-la.

Agora dado a quantidade crescente de novos artigos, livros, screencasts e blogs na internet, isto tem acontecido cada vez mais rápido. Existem estudos que indicam que a soma da informação do mundo dobra a cada 80 dias. Analisando desta forma, se você permanecer três meses sem se atualizar, já pode se considerar obsoleto.

Pegue como exemplo o Ruby Inside Brasil. Lá são publicados artigos quase que diariamente sobre um único tema: Ruby. Temos uma equipe relativamente grande e muito motivada tentando cobrir as principais noticias relacionadas a esta linguagem de programação e mesmo assim isso algumas vezes tem se tornado uma tarefa árdua dado a grande quantidade de informação gerada em cima deste único tópico.

Assim como o seu conhecimento, o seu valor para uma empresa ou cliente também vai diminuindo com o tempo. Precisamos trabalhar para que isto nunca aconteça. Não existe nada pior do que continuar empregado apenas por ter muito tempo de casa.

Qual é a sua estratégia para se manter atualizado?

Comments