Carlos Brando

Nome do Jogo

Retrospectiva 2009

O ano começou muito bem para os leitores deste blog. No finalzinho de 2008, logo após o lançamento do Rails 2.2, eu havia publicado em parceria com o site EnvyCasts, o meu segundo livro em um pacote especial com um screencast produzido por Gregg Pollack e Jason Seifer. No primeiro mês do ano eu disponibilizei a versão em português do livro de graça aqui no site.

Fevereiro foi outro mês muito exitante. Depois de meses de negociação, consegui com a ajuda de Peter Cooper, trazer o famoso site Ruby Inside para o Brasil. A comunidade Ruby nacional ganhou uma excelente fonte de informações sobre tudo o que acontece de novo no mundo sobre Ruby e Rails. Além de traduzir a maior parte dos artigos publicados na versão internacional, também publicamos muitos artigos relevantes para o público de língua portuguesa e distribuímos muitos prêmios durante o ano.

Dois artigos se destacaram no mês de março: Don’t Repeat Yourself e Um pouco mais sobre “Don’t Repeat Yourself”.

Depois de aproximadamente um ano de trabalho duro, finalmente em abril de 2009 finalizamos a tradução do livro ”O (comovente) guia de Ruby do Why”. Foi um trabalho colossal realizado por muitos membros da comunidade Ruby brasileira. Também foi neste mês que aconteceu o evento Ruby + Rails no mundo Real 2009, organizado pelo Guru-SP. A galera do Ruby Inside Brasil esteve em peso no evento e realizou uma excelente cobertura. Eu fui um dos palestrantes, com o tema “Só imaturos não testam” (veja o vídeo). E ainda para fechar o mês com chave de ouro, depois de meses de trabalho eu e José Valim finalmente liberamos a versão 3.0 do framework Remarkable, com alguns recursos novos que tornaram o projeto a principal biblioteca de matchers para RSpec.

Embora o 14º EDTED tenha acontecido em abril, somente em maio tive acesso ao vídeo da palestra que realizei no evento. O tema desta vez foi ”Como Ruby on Rails pode o tornar um programador pior”.  Neste mês também tentei iniciar uma série de screencasts sobre curiosidades do Ruby, infelizmente o projeto não foi para frente.

Em junho, ainda empolgado com a gravação de screencasts criei um segundo site com a finalidade de agregar todos os vídeos relacionados a Ruby e Rails, como screencasts e gravações de palestras. O site ainda está no ar, embora eu não tenha dado prosseguimento ao projeto (Se alguém se interessar em tocar o projeto, fale comigo).  Também foi neste mês que escrevi o artigo mais lido do ano: ”Como motivar um programador”.

Um dos destaques de julho foi o artigo ”Não tenho tempo para conquistar meus sonhos”.

Agosto marcou o inicio da temporada de eventos sobre Rails. O primeiro foi o Oxente Rails, um mega evento organizado pelo meu amigo Paulo Fagiani. Infelizmente as gravações das palestras ainda não foram disponibilizadas. Ainda neste mês, escrevi um artigo intitulado ”Isto é um bug no Javascript?”, que foi bastante comentado.

Outro importante evento aconteceu em setembro, o Rails for Kids. O tema da minha palestra desta vez foi ”Eu odeio OpenSocial”, uma introdução ao tema da palestra que eu iria realizar no Rails Summit. Um artigo que se destacou neste mês foi uma tradução entitulada ”Os oito níveis do programador”.

Outubro foi um mês cheio de emoções para mim. Primeiro eu oficializei a minha saída da Surgeworks e o inicio de um novo desafio, atuar como diretor de tecnologia na Amanaiê (SocialSmart), uma startup brasileira. E também foi neste mês que aconteceu o evento mais esperado do ano, o Rails Summit Latin America, organizado pela Locaweb e encabeçado pelo meu amigo Fábio Akita. Este ano tive o privilégio de palestrar mais uma vez neste evento, você pode assistir o vídeo clicando aqui.

Novembro e dezembro foram meses de muito trabalho na Amanaiê, onde estou tendo o privilégio de construir um novo framework em Ruby para acelerar o desenvolvimento de aplicativos baseados em OpenSocial. Já temos alguns projetos no ar utilizando a nova tecnologia e estamos muito animados com os resultados.

Enfim, 2009 foi mais um ano de muitas conquistas e muito trabalho. Agora chegou a hora de um merecido descanso. Nos vemos em 2010!

Comments