Carlos Brando

Nome do Jogo

O Efeito do Código na Mente do Programador

É interessante analisar o efeito que uma linguagem de programação tem sobre a mente do programador, principalmente a sua capacidade de influenciar a maneira como enxergamos um problema. A diferença na sintaxe e os recursos disponíveis afetam a forma como pensamos e nos comunicamos, inclusive no mundo real.

O mesmo problema pode ser solucionado de várias formas diferentes, dependendo da linguagem de programação adotada. Certamente a abordagem escolhida para resolver um problema utilizando Ruby não será a mesma se você usar Java.

Outro fator que exerce uma grande influencia sobre a forma como resolvemos os problemas e pensamos é o domínio do aplicativo. Somos tentados a utilizar o mesmo vocabulário do cliente no código. O meu conselho é tirar o máximo de vantagem desse efeito. Pode ser realmente produtivo “falar” a mesma língua que o cliente também dentro do código. Por exemplo, se o cliente explicar uma funcionalidade dessa maneira:

Quando todas as unidade de um produto se esgotarem em uma das lojas, então o sistema deve solicitar mais 10 unidades do mesmo produto para a fábrica.

Seria muito bom se o código produzido fosse algo parecido com isso:

1
2
3
if product.sold_out?
  Factory.order 10, product, :to => store
end

É óbvio que não esperamos que o cliente entenda o código e muito menos que ele altere algo por conta própria, mas nós programadores podemos nos beneficiar muito disso.

Não importa se você está escrevendo um código simples como o exemplo acima ou se construiu uma DSL para se aproximar ainda mais da linguagem do cliente. O importante é estreitar a comunicação entre os envolvidos. Assim o seu cérebro estará livre para se concentrar no que realmente interessa: a solução de problemas.

Comments