Carlos Brando

Nome do Jogo

Quer se tornar um programador de sucesso? Pare de escrever código

Eu tenho uma lista de programadores que merecem o meu respeito. Provavelmente você também deve admirar o trabalho de alguns colegas de profissão. Estranhamente, eu sou obrigado a confessar que vi muito pouco do código de cada um deles.

A maior parte desses programadores ganharam o meu respeito através dos softwares ou livros que escreveram. E não através do seu código.

Um exemplo é Yukihiro Matsumoto. Ele foi o criador da linguagem de programação que utilizo diariamente para realizar o meu trabalho e obviamente está na minha lista de heróis, porém pouquíssimas vezes eu olhei para o código fonte do Ruby, e quando o fiz não teria como identificar se o que estava vendo foi originalmente escrito por Matz ou por algum outro colaborador.

Minha lista está recheada de pessoas que escreveram uma linguagem de programação interessante, um framework útil, uma ferramenta que facilita minha vida ou um bom livro sobre programação. Mas são poucos os que passei a admirar depois de ver algum código que escreveram. Isso me faz pensar…

Na realidade o código que escrevemos tem muito pouco impacto sobre as pessoas. O que realmente interessa é o que fazemos com o código. O que importa é o produto final.

O problema é que a maior parte dos programadores se preocupa demais com o código. Passam horas e mais horas tentando criar o algoritmo perfeito. Porém se esquecem que o melhor código do mundo é inútil se ninguém utilizar o software que o contém.

De forma alguma estou dizendo que devemos jogar tudo para o alto e parar de se importar com a qualidade do código que escrevemos. Porém, tão importante quanto realizar um bom trabalho é fazer com que outras pessoas tomem conhecimento do que você está fazendo. A minha proposta é que aqueles que já são bons programadores hoje, invistam em aperfeiçoar suas habilidades como escritores e palestrantes. Que participem mais ativamente nas comunidades de software e melhorem suas habilidades sociais.

São essas habilidades que vão diferencia-lo dos demais. Não escreva apenas código. Estude, escreva e fale mais sobre código.

Comments