Carlos Brando

Nome do Jogo

Métodos macarrônicos são mais rápidos, ou não...

Se você está preocupado com a performance do seu programa, saiba que métodos macarrônicos são mais velozes. Ao escrever todo o código dentro de um único método você estará evitando todos os custos envolvidos na chamada de outros métodos, reduzindo o tempo de execução do seu código.

Embora o argumento acima não seja falso, é triste reconhecer que muitos programadores ainda possuem esse tipo de pensamento. Talvez não de uma forma tão radical, mas são poucos os profissionais que entendem que programar é muito mais do que escrever instruções para um computador, mas que o código que escrevemos também será lido por outras pessoas.

O tamanho do método é proporcional a dificuldade de manutenção e entendimento. Quando damos prioridade a escrever métodos pequenos e com nomes descritivos aumentamos a produtividade do time (incluindo o autor do código).

Métodos pequenos, com poucas linhas de código, facilitam a manutenção e a inserção de novas funcionalidades. Use as características da linguagem a seu favor. Não é feio criar um método com um nome longo e descritivo em Ruby. Respeite a pontuação. Acrescente o sinal de interrogação no final quando o método retornar um booleano.

Não estamos apenas escrevendo código, estamos nos comunicando.


P.S.: Sim, eu acabei de ver uma coisa que me deixou irritado.

Comments