Carlos Brando

Nome do Jogo

Acelerando um pouco as buscas no Textmate

Eu costumo trabalhar muito com o terminal, assim é natural usar o comando mate . para carregar um projeto Rails no meu Textmate.

Em projetos grandes é normal utilizar o sistema de buscas da ferramenta para localizar um arquivo ou encontrar alguma declaração, por exemplo. Embora existam plugin como o excelente AckMate que melhorem perceptivelmente a performance dessas buscas, elas ainda costumam ser lentas. Um dos vilões nessa história são os arquivos temporários e logs que são inclusos no processo de busca, e normalmente esses arquivos costumam ser bem grandes. Além de deixarem a busca mais lenta, eles também acabam poluindo o resultado já que na maioria das vezes não estamos procurando por algo nos logs.

Inicialmente eu costumava remover os diretórios tmp e log depois de carregar o projeto no Textmate. Porém realizar essa operação todas as vezes não era nada prático.

A solução mais simples e definitiva é alterar as configurações do Textmate para que ele ignore esses diretórios. Para isso abra as preferencias do editor de textos (⌘,) e na opção Advanced vá até a aba Folder References.

Os dois campos acima são expressões regulares que determinam quais arquivos e diretórios devem ser carregados em um projeto. Isso é útil para impedir que o diretório do CVS apareça no Textmate, por exemplo.

Para adicionar os diretórios log e tmp nessa lista negra precisamos alterar o campo Folder Pattern. Adicione |tmp|log exatamente antes do |CVS. Pronto, de agora em diante toda vez que um projeto for carregado à partir de um diretório, essas pastas também serão ignoradas.

Além disso você também pode adicionar outros diretórios ou arquivos, como por exemplo a pasta vendor se você não pretende alterar ou visualizar o código de plugins e gems.

Comments