Carlos Brando

Nome do Jogo

Programadores: Nem sempre o time que está ganhando está ganhando

Estou sempre recebendo e-mails de pessoas interessadas em Ruby me questionando se realmente vale a pena gastar o seu tempo estudando essa linguagem de programação ao invés de estudar linguagens mais conhecidas como Java ou C#. Tenho certeza que a mesma dúvida preenche a mente de qualquer um que esteja interessado em apostar em alguma tecnologia emergente.

Por que alguém estaria disposto a gastar o seu precioso tempo estudando algo no qual não tem certeza se terá a oportunidade de ganhar dinheiro com isso depois?

A minha resposta sempre foi: “paixão”. Bons programadores são apaixonados pelo que fazem, isso explica o motivo deles adorarem estar sempre aprendendo coisas novas.

Mas existe um dilema cultural aqui. A maioria de nós vem de famílias que emergiram para a classe média apenas uma ou duas gerações atrás. Fomos ensinados por nossos pais e avós a colocar os interesses financeiros da família em primeiro lugar e deixar a satisfação profissional em segundo plano. Isso explica muito bem porque tantos profissionais continuam em empregos ruins, mesmo insatisfeitos.

Seguindo o pensamento de nossos pais, não é mais inteligente apostar no time que está ganhando? De forma alguma. Correr riscos e estar satisfeito profissionalmente são sem dúvida a receita para o sucesso.

Comments