Carlos Brando

Nome do Jogo

Blogando como um hacker

Depois que me acostumei a somente falar e a escrever em sentenças de 140 caracteres, blogar tem se tornado cada vez mais raro. Mas esse blog ainda é a menina dos meus olhos e de forma alguma ficará abandonado.

Embora editar o audio do podcast dê um certo trabalho, falar é muito fácil. Da mesma forma, enviar uma mensagem pelo Twitter também já se tornou algo natural. Mas escrever um texto para o Nome do Jogo ainda exigia um certo ritual que não me agradava muito, que basicamente envolvia acessar a interface do Wordpress, escrever o post, editar os trechos de código no TextMate e exportar para HTML, editar as imagens, etc..

Acostumado com ferramentas ricas e ao mesmo tempo simplistas, eu já estava decidido a mudar a engine desse blog e abandonar o Wordpress. Porém durante muito tempo não consegui encontrar uma ferramenta que justificasse o esforço da migração.

Recentemente eu adquiri uma cópia do excelente aplicativo iA Writer que é um editor de textos muito simples, que não possui nenhuma configuração e permite escrever usando a sintaxe do Markdown. É engraçado, mas me livrar da preocupação com a formatação do texto reativou o meu prazer em escrever.

Outra ferramenta importante nessa equação é o Octopress, uma engine baseada no Jekyll para a publicação de blogs. A simplicidade do Octopress me permitiu migrar todo o conteúdo do Nome do Jogo (quase mil artigos) rapidamente. O maior trabalho que tive na migração foi ajustar alguns textos, mas como tudo é baseado em arquivos: Regex to the rescue!

O que você está vendo agora é o novo blog Nome do Jogo, totalmente baseado no Octopress e com o tema padrão da ferramenta. Acredito que isso vai tornar muito mais fácil publicar meus artigos e certamente vai aumentar a freqüência de publicação.

Comments